Cada fase de desenvolvimento da criança gera aos pais dúvidas e questionamentos se de fato estão acertando na criação e educação dos filhos, se questionam se aquele comportamento da criança é normal para a idade dela e com isso adquirem inseguranças que muitas vezes são direcionadas aos filhos sem que percebam. Na maioria das vezes os sintomas de uma criança estão diretamente ligados aos pais, ao ambiente familiar em que a criança vive, e modificar comportamentos nos adultos que são responsáveis pelos cuidados e educação dessa criança pode refletir diretamente na mudança de comportamento da própria criança.
Por isso, a orientação de um especialista (Psicólogo Infantil) é bastante indicada quando as situações do dia a dia estão gerando dúvidas e/ou divergências entre os pais, e até mesmo entre os outros membros da família. Muitas vezes, os pais se tornam mais seguros a respeito da queixa trabalhada em poucas sessões e sem a necessidade de trazer a criança para a avaliação psicológica. Vale ainda ressaltar que a Orientação de pais pode prevenir muitas dificuldades que a criança pode vir a enfrentar caso os pais não busquem ajuda.
A necessidade de trazer a criança para a Psicoterapia será decidida em conjunto, entre os pais e o psicólogo infantil.
Aparecida Sales
Sou Psicóloga Clínica formada na FMU em 2013 e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie em 2017. Com atuação na Psicologia Infantil e Orientação de Pais, o meu trabalho está direcionado as dificuldades enfrentadas pela criança, seja cognitiva, emocional ou comportamental.

