A sexualidade infantil.

Autora

·

Olá, pais!

A sexualidade infantil é um tema polêmico com diversas opiniões diferentes, dúvidas, censura e resistência ao falar sobre o assunto.

O que vamos abordar aqui trata-se da maneira mais clara e natural possível de tratar este tema, então te convido a embarcar comigo nesta leitura rápida, mas importante para a educação infantil.

Sexualidade é diferente de sexo, é como a pessoa deve aprender sobre ela, sobre o corpo desde a infância, e como se comportar na sociedade e com o próprio corpinho.

Começo informando que crianças não são seres assexuados, isso quer dizer que sexualidade está em nós desde que nascemos, e pode se manifestar naturalmente quando a criança brinca, na curiosidade de diferenciar os genitais masculino e feminino, e nas perguntas que muitas vezes constrangem os adultos.

Como qualquer outra parte do corpo, a criança explora os genitais, assim como os braços, pernas, mãos, e ao fazer isso se depara com uma zona erógena, e ao experienciar uma sensação prazerosa tende a repetir. É muito importante reforçar que a criança não tem excitação sexual como um adulto, pois diferente do adulto ela não cria fantasias eróticas, apenas sente estímulos em seu corpo que desencadeia uma sensação agradável ao descobrir o próprio corpinho.

E quando a criança toca os genitais em público, o que fazer?

Indico aos pais e cuidadores que desvie a atenção dos pequenos para outra coisa, e quando estiverem sozinhos expliquem para a criança que apesar de ser bom esse toque, isso não deve ser feito em público. Essa também é uma forma de passar para a criança a ideia de privacidade e cuidado com o próprio corpo.

E quando falar com a criança sobre sexualidade?

Essa conversa pode acontecer de acordo com as dúvidas que forem surgindo, sendo assim pais, respondam para a criança apenas o que ela perguntar, e com uma linguagem adequada para cada faixa etária. Lembrando que a sexualidade é natural e está presente em todos os seres humanos, e censurar, proibir o diálogo em torno deste tema pode trazer para essa criança danos na vida sexual quando adulta

Uma família que trata este tema abertamente e sem preconceitos está permitindo que haja uma educação sexual adequada direcionada para cada fase dessa criança.

Se o comportamento da criança estiver diferente da descoberta e curiosidade natural da infância, é importante que os pais tentem identificar o que pode ter ocorrido, e se necessário peçam ajuda para um Psicólogo Infantil. Se a criança foi exporta a algum conteúdo impróprio para a sua idade ou até mesmo tocada por alguém, certamente o comportamento irá mudar e ela trará sinais evidentes que precisam e devem ser observados e tratados.

Hoje com a internet, as crianças e adolescentes podem pesquisar suas dúvidas e receber informações com muita facilidade, mas o risco desse acesso sem o devido controle dos pais pode fazer com que elas se deparem com conteúdos que não são indicados para a idade, inadequados para a fase de desenvolvimento em que a criança está, sendo que essa exposição pode causar sérios problemas visto que elas não estão prontas para elaborar esses conteúdos.

O acesso a conteúdos impróprios faz com que a criança perca a ingenuidade própria da idade e não consiga viver a infância de forma saudável.

Quando os pais ficam inseguros e nervosos quando a criança faz uma pergunta sobre sexualidade, o nervosismo pode ser percebido pela criança, visto como algo ruim, e esses pais podem fechar uma abertura tão importante para o diálogo com o filho (a).

Então, responder de modo objetivo e natural, respeitando cada idade, traz para essa criança a segurança de que ela pode contar com os pais para esclarecer suas dúvidas.

Desde pequeno com dois ou três anos já podem surgir as primeiras dúvidas sobre sexualidade, como por exemplo a diferença entre meninos e meninas, como surgem os bebês, e os pais precisam se preparar para esse momento.

Esta é a reflexão de hoje!

Compartilhem este texto, vamos levar informação e juntos aprender mais!

Abraços,

Aparecida Sales

Psicóloga Infantil

Avatar de Aparecida Sales

Aparecida Sales

Sou Psicóloga Clínica formada na FMU em 2013 e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie em 2017. Com atuação na Psicologia Infantil e Orientação de Pais, o meu trabalho está direcionado as dificuldades enfrentadas pela criança, seja cognitiva, emocional ou comportamental.

(11) 97981-9432