Quando os avós são cuidadores, também se tornam educadores!

Autora

·

Olá, pais!

Vamos falar sobre este tema tão especial e atual, que é a participação dos avós na vida dos pequenos.

A mulher garante cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho, e muitas vezes a melhor opção encontrada pelo pai e mãe, que ambos precisam trabalhar é deixar os filhos com alguém de sua rede de apoio, que na maioria das vezes são os avós.

Vocês já devem ter ouvido falar diversas vezes as frases: casa de avós é para fazer o quiser, casa de avós não tem horário para nada, e avós servem para mimar. Com certeza, pelo menos uma dessas frases já foram ouvidas por vocês. Realmente o avô e avó já realizaram a grande missão de criar e educar os filhos, que nesse caso são vocês pais, então quando vêm os netos, é um momento de grande alegria e emoção, e esses avós “corujas” podem aproveitar de forma mais leve, curtir os netos sem a “obrigação” de educar.

Mas precisamos olhar com muita atenção para este tema, pois quando os netos vêem os avós nos fins de semana ou apenas em momentos comemorativos, eu posso concordar que a ausência do educar (pelos avós) não criará tantos problemas para essa criança. Agora, quando os avós assumem o papel de cuidadores na vida da criança, eles precisam sim entrar de “cabeça” na educação.

Avós e neto - stock-photo-boat-fun-child-boy-family-kid-happy-grandmother-grandfather-5f0d8ab4-b636-466f-a8b0-882dc3352fa0

Pais, eu sei que na maioria das vezes contar com os avós é essencial para que vocês possam trabalhar com tranquilidade, sabendo que seus filhos estão seguros e em ótimas mãos, mas quando o avô e a avó recebem esse lindo dever de cuidadores, necessariamente eles vão precisar participar da educação dos pequenos. Dessa forma, o melhor caminho é fazer com que o alinhamento entre os pais e avós com relação a regras, rotina da criança, etc., de fato aconteça, pois é esse alinhamento que vai garantir que essa criança tenha referências necessárias, e não fique confusa com o que pode ou não fazer quando muda de ambiente.

Para ajudá-los, seguem algumas dicas que vocês podem utilizar para facilitar este processo:

  • Se os avós fazem o papel de cuidadores da criança, comecem por dividir com eles o objetivo que vocês têm com relação a educação dos pequenos. O alinhamento entre vocês é fundamental!
  • Levem a mesma rotina e regras, também para a casa dos avós. Essa rotina precisa estar bem clara tanto para os avós, como também para a criança;
  • Se for possível, contem com a ajuda dos avós somente em momentos estritamente necessários, pois lembrem-se que a disponibilidade de tempo e independência deles precisa ser levadas em consideração, para que eles possam realizar atividades que tragam prazer;
  • É muito importante que o cuidar dos netos não entre como uma “obrigação” para os avós pela necessidade de ajudar os filhos, e sim como algo prazeroso, e que permita que tenham tempo livre também para fazerem outras atividades que gostam;
  • Uma boa opção é, não contar com os avós para cuidar da criança em tempo integral. Se for possível, coloque a criança em uma escolinha, para ela também será enriquecedor pelas atividades que terá e também pelo contato social com outras crianças;
  • E por último, e não menos importante, agradeça sempre aos seus pais ou sogros pelo amor e dedicação que ambos têm pelos pequenos.

De forma geral, a integração entre avós e netos é muito positiva. Para os avós essa integração com os netos possibilita a relação com uma geração  mais nova, despertando novas ideias e conhecimentos, e para os netos os avós oferecem a sabedoria que adquiriram durante a vida, além de muito amor e carinho.

Além disso, as crianças precisam aprender a respeitar e também cuidar das pessoas mais velhas, principalmente quando chega o momento em que existem algumas limitações para os idosos.

Avós e netos, sem dúvidas, podem ter uma relação linda de amor, respeito, cuidados e atenção. E com certeza essa criança levará para toda a vida o que aprenderam com os seus avós.

Esta é a reflexão de hoje!

Compartilhem este texto, vamos levar informação e juntos aprender mais!

Abraços,

Aparecida Sales

Psicóloga Infantil

Avatar de Aparecida Sales

Aparecida Sales

Sou Psicóloga Clínica formada na FMU em 2013 e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie em 2017. Com atuação na Psicologia Infantil e Orientação de Pais, o meu trabalho está direcionado as dificuldades enfrentadas pela criança, seja cognitiva, emocional ou comportamental.

(11) 97981-9432