Olá, pais!
Hoje vamos falar sobre a criança de 3 anos e como desenvolver a autonomia. Então se seu filho tem essa idade ou já passou por ela, certamente você vai identificar aqui vários aspectos próximos do que está vivendo ou viveu.
Essa idade é muito especial! A criança já começa a formar um pouco de sua identidade, estando cada vez mais autônoma e sociável, já gosta de brincar com outras crianças e fazer amiguinhos, já consegue identificar o tamanho dos objetos, identificar as cores, e comer sem a ajuda dos adultos. E eu sei pais que assusta um pouco, porque é tão gostoso ter o seu bebê dependente de vocês, e saber que estará sempre ao seu lado. Mas essa é a hora de ajudá-lo a ficar cada vez mais independente, e para isso, é muito importante começar a apresentar pequenas tarefas, como ajudar a limpar a mesa após comer, guardar os brinquedos quando terminar de brincar e até limpar quando derramar algo no chão. Ele é capaz de fazer tudo isso e muito mais!
Por mais que seja mais fácil deixar a criança no celular ou IPad, esse é o momento de ela ter experiências concretas, como desenhar, ouvir histórias infantis contadas por vocês e brincar com brinquedos de empilhar e montar.
É muita energia, eu sei! A coordenação motora se aprimorou, então ela corre mais por todos os ambientes e quer explorar cada canto por onde passa. Busque levá-la para praças, parques, em ambientes também fora de casa, porque essa energia precisa ser utilizada para atividades que serão importantes para o desenvolvimento de seu filho.

Incentivar a autonomia é muito importante também para o desenvolvimento cognitivo da criança. Ela vai desenvolver a capacidade de resolver problemas, assim como a memória e o pensamento.
Ver o filho errar ou ter dificuldades com alguma atividade é muito ruim para os pais, mas se fizerem por ele, nunca vão aprender a lidar com a frustração e também aprender a resolver problemas. Eles devem ser incentivados a solucionar pequenas coisas que já têm condições de fazer sozinhos.
Sabe o que acontece quando a autonomia não é incentivada desde cedo?
Essa criança pode se tornar um adulto inseguro e sem nenhuma iniciativa. Então pais, construir junto com seu filho essa independência, buscar esse desprendimento é uma demonstração de amor.
Esta é a reflexão de hoje!
Compartilhem este texto, vamos levar informação e juntos aprender mais!
Abraços,
Aparecida Sales
Psicóloga Infantil

