Olá, pais!
O texto de hoje aborda um tema muito importante para a criação e educação de uma criança. Vamos falar sobre o quanto é essencial que os pais estejam alinhados para essa árdua e gostosa tarefa que é educar os nossos pequenos.
Quando um casal toma a decisão de casar já é um grande passo para a construção de uma família. Depois o amor é tão grande que precisa ser colocado no mundo em forma de bebê, sim vem o grande desejo de ter um filho, mesmo imaginando o quanto a vida vai mudar, e o quanto pode ser grande a responsabilidade de cuidar e educar uma criança.
Desde o início do casamento as diferenças entre o casal ficam cada vez mais evidentes, e isso é muito natural, pois todos nós somos um ser único e incomparável. Aprender a lidar com essas diferenças e respeitar o outro acabam sendo uma verdadeira lição e aprendizado, com isso vem, sem dúvidas, o amadurecimento desse casal.
Quando vêm os filhos a alegria se instala em casa, e o amor parece que vai explodir o coração. Mas além do amor, os pais vão precisar de regras, rotina e disciplina com essa criança que cresce mais a cada dia.
Mas se um é diferente do outro, como fica na hora de educar?
Mesmo cada um tendo a sua personalidade e criação diferentes, estou aqui para dizer que é possível alinhar o objetivo que ambos têm para os filhos, e se esse objetivo estiver claro para os dois, vocês vão conseguir passar para essa criança a mesma mensagem. Para exemplificar, imagino que todos os pais querem ver o filho crescer seguro, com autoestima alta, sabendo lidar com a frustração quando não consegue algo, e uma criança que respeita as outras pessoas. Então esse já pode ser considerado um objetivo que ambos concordam que será bom para esse pequeno.

A comunicação entre os pais precisa estar sempre alinhada, pois é dessa forma que vão decidir o melhor para a criança, e evitar divergências na hora de permitir ou dizer não para alguma situação. Não tem momento mais delicado do que quando uma criança pede algo para a mãe, a mesma não permite, e em seguida a criança recorre ao pai que por dó ou até mesmo para agradar a criança, diz sim. A confusão na cabeça desse pequeno inicia nesse momento, às vezes até achando que quem diz sempre sim é quem gosta mais dela, e aproveitando da situação, pois sempre que quiser descumprir alguma regra vai recorrer para o lado mais fraco e permissivo.
Mesmo existindo uma comunicação alinhada e mesmos objetivos na hora de educar os filhos, vocês continuam sendo diferentes um do outro, e isso é muito bom, porque essa criança terá a oportunidade de desde cedo entender que as diferenças entre as pessoas existem, e que devemos aprender a respeitar e conviver com cada um, mesmo sabendo que são diferentes de nós.
Então pais, saibam que a melhor estratégia para evitar esse desencontro de informação é mostrar para a criança que vocês estão juntos nessa missão, que ambos a amam da mesma forma e que ela pode contar com os dois em tudo que precisar.
Assim vocês sustentarão as regras e limites que serão implantados, vão construir uma confiança muito importante para a convivência entre vocês, inclusive quando o seu pequeno crescer e se tornar um adolescente, fase tão temida por alguns pais.
Seja uma equipe na criação dos pequenos, em busca de um objetivo alinhado. Tenho certeza que assim tudo dará certo, e vocês serão pais brilhantes nessa jornada de amor!
Esta é a reflexão de hoje!
Compartilhem este texto, vamos levar informação e juntos aprender mais!
Abraços,
Aparecida Sales
Psicóloga Infantil

